"Feuerbach: Da consciência da si à consciência do infinito - Uma leitura sobre a crítica feuerbachiana ao subjetivismo da religião cristã"
Edineide de Jesus Santos
(Quinta, 13-12, às 11h00 - Sala 13 do PASL)
Resumo:
Ludwig Feuerbach (1804-1872) em sua principal obra, A essência do cristianismo empreende uma análise genético-critica acerca da religião, mais precisamente, o cristianismo. Através desse procedimento Feuerbach procura não apenas criticar, mas revelar em sua origem a verdadeira significação da religião, o seu real conteúdo para assim legitimar o seu ateísmo antropológico. A crítica de Feuerbach ao subjetivismo cristão mostra que o ponto de vista da religião origina-se na mais profunda intimidade humana e revela apenas a potência dos seus próprios desejos e sentimentos. De maneira que ao criar uma ordem transcendental distinta da realidade sensível, a religião estabelece um mundo sobrenatural com determinações, atributos e imagens do mundo sensível e da própria essência humana, mas que foi projetado para fora de si em um grau absoluto e altamente elevado. Segundo Feuerbach a religião tem como pressuposto a consciência, pois esta possui o seu fundamento na essência humana e enquanto idêntica à consciência que o homem tem de si mesmo não passa, por sua vez, de uma autoconsciência. Para ele a religião constitui-se como uma atitude inconsciente do homem em relação a sua própria essência, que a projeta para fora de si antes mesmo de percebê-la como sua, tornando-se para ele objeto como uma essência diferente. Neste sentido, Feuerbach apresenta a religião cristã como uma atitude inconsciente do homem em relação a si mesmo, a sua própria essência. Contudo, esta essência ao ser “projetada” para fora de si converte-se em objeto de reflexão teológica e consecutivamente uma fonte ilimitada de ilusões, contradições e enganos. Desse modo, a essência divina configura-se como uma objetivação imaginativa que produz, por sua vez, um Deus dotado de sensibilidade, contudo separado dos limites da realidade sensível.
PROGRAMAÇÃO INTERNA GERAL DO GT POÉTICA PRAGMÁTICA NO III ENCONTRO DE SÃO LÁZARO
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