A dessacralização da Cultura no pensamento de Max Stirner - Hilton Leal

A dessacralização da Cultura no pensamento de Max Stirner
Hilton Leal

    A comunicação tem por objeto a dessacralização da cultura no pensamento de Johann Kaspar Schmidt, mais conhecido pelo pseudônimo de Max Stirner (1806-1856). Recorrentemente abordada sob o viés anarco-individualista a obra de Max Stirner possui afinidades com o existencialismo que não deixaram de ser percebidas por autores como Henri Arvon, Martin Buber e Albert Camus. Contudo, mesmo essas abordagens mais propriamente filosóficas da obra do autor deixam de capturar um aspecto, crucial na minha opinião, para a compreensão do caráter específico da mesma: a sua natureza crítico-cultural. É esse aspecto e sua relação com o modo de desenvolvimento argumentativo exposto no livro O Único e sua Propriedade que a dissertação aborda através da análise das três etapas de sua efetivação: as dessacralizações da individualidade, da linguagem e do vínculo social. Para Stirner, a cultura moderna apresenta-se em um duplo aspecto; por um lado representa uma relativa emancipação em relação aos laços naturais, assim como à dependência imposta pela tradição e pelos costumes, mas por outro lado impõe uma dependência ainda maior em relação à razão, ao pensamento, à verdade e à lei moral. A duplicação do mundo em um mundo de essências e um mundo de aparências bem como a desvalorização de tudo que se encontra marcado pelo signo da particularidade e da corporeidade são resultados que Stirner considera inevitáveis da cultura moderna em sua proposta de Esclarecimento. Em função das nefastas conseqüências de tal depreciação da “carne” e duplicação do real que redundam em uma completa “espiritualização do mundo”, é que Stirner indica a necessidade de uma dessacralização emancipatória dos aspectos essencialistas/idealistas da Modernidade. Seria preciso “dissolver” a aparente auto-subsistencia de certos pensamentos submetendo-os aos meus interesses e pulsões,submetendo o “poder do espírito”, “degradando-o” à condição de “espectro” e reduzindo desse modo o seu poder sobre mim à condição de “mera obsessão”. Apenas através dessa “heresia” o espírito poderia ser “desconsagrado” e então eu faria uso dele a meu “bel-prazer. A realização de tal proposta cumpre-se em três etapas, cada uma das quais analisada na dissertação: a dessacralização da individualidade, da linguagem e da sociedade. O propósito é demonstrar que o resultado visado pelo autor é a deflação do modo de lidarmos com nossos pensamentos, pretendendo com isso promover uma
valorização de muito do que a cultura moderna teria depreciado.

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