A Filosofia da História em perspectiva: debates contemporâneos

Mini-curso: A Filosofia da História em perspectiva: debates contemporâneos

Quando: 16 à 20 de agosto de 2010
Horário: 10 às 13 horas
Local: Sala de aula do Programa de Pós em Filosofia da UFBA

Dra. María Inés Mudrovcic
Universidad Nacional del Comahue-Conicet
Argentina

O curso tem como objetivo oferecer um panorama dos principais debates contemporâneos que têm corrido no âmbito da filosofía da história desde o século XX até a atualidade. Tais debates têm sido organizados a partir de três eixos fundamentais:

a) os problemas em torno do método,

b) o “giro lingüístico” na história e

c) a articulação entre história, memória e política nas sociedades tardo-modernas.

O primeiro eixo abordará a polêmica explicação-compreensão que se dá no âmbito da filosofia da história desde 1940 até meados dos 60 aproximadamente. Será tratada a proposta do modelo de cobertura legal e suas críticas, especialmente, as provenientes da hermenêutica.

O segundo eixo será dedicado à análise, discussão e evaliação crítica dos textos centrais que conforman o corpus teórico do denominado “giro lingüístico” na história que, a partir da década de 70, se caracteriza por um crescente interesse no discurso do historiador. Será organizado o debate em torno das posições presentes na filosofía da história que se distinguem de acordo com o estatuto cognitivo que lhe outorgam a historia.

Por último, o terceiro eixo centrará sua atenção na nova articulação entre pasado, presente e futuro que, nas atuais sociedades tardo-modernas, se faz evidente a partir do anos 90. Se partirá da crise da noção de progreso e da dissolução dos meta-relatos para analisar a nova relação que a história entabelece com o passado em termos de memória e que leva, necesariamente, a consequências na relação da história com seu presente político.

Nenhum comentário:

Você está convidado a deixar seu comentário – breve ou superficial que seja – a qualquer dos textos.